BPAP, BIPAP ou VPAP. Quando utilizar?

Bi-level Positive Airway Pressure (BPAP)

O que significa?

BPAP é uma categoria de equipamento para tratamento dos distúrbios respiratórios do sono (ex. apneia do sono), é definida pela capacidade de gerar dois níveis de pressão positiva de acordo com a fase do ciclo respiratório. A pressão positiva durante a inspiração é chamada de IPAP (Inspiratory Positive Airway Pressure) e a pressão positiva durante a expiração é chamada de EPAP (Expiratory Positive Airway Pressure). Independente da marca, BIPAP (Philips-Respironics) ou VPAP (Resmed) o princípio é o mesmo.

Para que serve?

Os equipamentos Bi-levels são utilizados no tratamento dos distúrbios respiratórios do sono, como apneia obstrutiva do sono, apneia central do sono e em doenças que geram a hipoventilação alveolar (ex. obesidade grave, doenças neuromusculares, etc.).

Quando utilizar ?

Os equipamentos com a tecnologia Bi-level são indicados para pacientes com síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) que têm grande desconforto ou não conseguem se adaptar as altas pressões do CPAP. Geralmente, pressões acima de 15 cmH2O no CPAP causam bastante desconforto e dificuldade para evitar os vazamentos de ar pela máscara. Outra indicação é para pacientes com SAOS e/ou com hipoventilação alveolar.

Como regular ?

A titulação (configuração) dos níveis pressóricos é realizada por meio do exame de polissonografia. O laudo deve ser feito por médico qualificado e com experiência em medicina do sono. A adaptação segue os mesmos critérios do CPAP, há necessidade de um período de adaptação, é prudente locar o equipamento por algum tempo antes da aquisição e obter consultoria com fisioterapeuta especializado (a).

Dúvidas? Ligue no 3447-1712 ou 3272-2519 e tenha assessoria especializada em equipamento para apneia do sono. Acesse www.complementosleepcare.com.br