Como fazer a troca do filtro de ar do CPAP ou BIPAP da linha DreamStation (Philips-Respironics)?

Como foi falado anteriormente, todo CPAP tem pelo menos um filtro de ar e este precisa ser substituído ou lavado periodicamente. No caso da linha DreamStation de CPAP e BIPAP, a preocupação do fabricante (Philips-Respironics) com a segurança dos clientes é louvável e extremamente eficiente. Os equipamentos DreamStation contam com dupla filtragem de ar realizada por dois filtros com funções distintas.

O primeiro, um filtro anti-pólen, próprio para retenção de poeira e pó doméstico (macro-partículas ou partículas maiores). Este filtro já vem instalado de fábrica no equipamento e É LAVÁVEL E REUTILIZÁVEL (use detergente neutro e água corrente). Seu tempo de utilização é aproximadamente de dois anos e a lavagem deve ocorrer a cada três meses. Esse filtro deve estar instalado toda vez que o CPAP/BIPAP for utilizado.

Já o outro filtro considerado “opcional” NÃO É LAVÁVEL OU REUTILIZÁVEL. Seu uso é indicado para pessoas mais sensíveis às agressões respiratórias (ex. pessoas com inflamação crônica das vias aéreas superiores, asmáticos, dentre outros). Trata-se de um filtro ultrafino próprio para retenção de micro-partículas ou partículas pequenas (ex. aerossóis, fumaça de cigarro, cachimbo ou narguilé). Esse acessório deve ser substituído em até três meses dependendo do nível de poeira do ambiente (quanto mais poeira ou fuligem, menor a vida útil do filtro). O filtro ultrafino não vem instalado de fábrica, mas a instalação é bastante simples como veremos adiante.

Dicas práticas:

  1. Mantenha os filtros nas melhores condições de limpeza possível, pois trata-se da saúde do sistema respiratório. Muitas enfermidades são determinadas pela inalação de partículas indesejadas ao longo da vida;
  2. Lave o filtro reutilizável e troque o filtro ultrafino, no máximo, a cada três meses;
  3. Utilize detergente neutro (sem essências de morango, limão, etc) na higienização do filtro lavável para evitar odores indesejáveis durante a utilização do CPAP/BIPAP;
  4. O CPAP/BIPAP da linha DreamStation tem um lembrete automático de troca do filtro de ar. Contudo, essa mensagem é apenas um lembrete e não avalia o desempenho ou a condição de utilização dos filtros. O usuário ou o fornecedor de serviços deve verificar as condições dos filtros periodicamente.

A sequências de imagens abaixo ilustram de forma simples como verificar e realizar a instalação dos dois sistemas de filtragem do CPAP/BIPAP da linha DreamStation:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *